Veja dicas de marketing para clínica odontológica

marketing para clínica odontológica

O uso estratégico do marketing para clínica odontológica é um grande aliado dos cirurgiões-dentistas. Isso porque não basta apenas ser um bom profissional. Portanto, é preciso saber divulgar isso.

Afinal, o mercado mudou, e o número de cirurgiões-dentistas cresceu, aumentando assim a concorrência. Por isso, é fundamental ter presença digital para ser encontrado pelo seu potencial cliente.

Mas de que maneira fazer isso sem ferir o Código de Ética do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado? Acompanhe os detalhes a seguir.

Use o Marketing de Conteúdo para atender ao Código de Ética

O Código de Ética Odontológica, em seu capítulo XVI, classifica o que o dentista pode e não pode fazer em termos de publicidade. Mas, basicamente, o profissional não pode buscar a autopromoção nem beirar o sensacionalismo.

Porém, ele pode trabalhar com conteúdos educativos típicos do Marketing de Conteúdo que informem o seu público sobre tratamentos, prevenção de doenças bucais e novidades da tecnologia odontológica.

Nesse sentido, veja mais algumas normas:

Pode

  • divulgar nome e número de inscrição no CRO do seu estado na publicidade;
  • publicar conteúdo educativo.
  • seguir uma linha discreta na sua comunicação corporativa.

Não pode

  • publicar imagens de “antes e depois” de procedimentos;
  • fazer posts de resultados milagrosos;
  • promover vídeos sensacionalistas;
  • visar a autopromoção;  
  • divulgar preços e formas de pagamento;
  • fazer críticas a procedimentos usados pela concorrência;
  • publicar procedimentos sem comprovação científica;
  • fazer sorteios de serviços odontológicos.

Portanto, como você viu, práticas que são até comuns em outras áreas, como o “antes e depois” de clínicas estéticas, por exemplo, são proibidas pelo CRO para não expôr o paciente. Então, basta ficar atento e construir um conteúdo estratégico para o seu público.

Seja encontrado na internet

Não há como negar que a internet é o principal caminho entre o seu paciente e você. Nesse sentido, o consumidor atual realiza pesquisas na web antes de comprar qualquer coisa.

Por isso, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 97% dos brasileiros entrevistados buscam informações na internet antes de comprar produtos em lojas físicas.

Embora a pesquisa não faça menção a serviços, é possível imaginar que as pessoas também procuram informações nas redes antes de fechar um contrato de prestação de serviços, como é o dos dentistas.

Dessa forma, o marketing para clínica odontológica deve conter, basicamente:

  • um site bem estruturado e posicionado no Google;
  • redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn);
  • blog;
  • canal no YouTube;
  • cadastro no Google Meu Negócio;
  • serviço de atendimento pelo WhatsApp.

É interessante notar, portanto, que o Código de Ética proíbe o diagnóstico por imagens de WhatsApp, por exemplo, mas é fundamental que o consultório tenha um canal de atendimento nesta plataforma, que é a mais popular do Brasil.

Acima de tudo, tenha uma estratégia de criação de blog com informações de qualidade sobre o universo da saúde bucal para crianças, jovens e adultos. E não se esqueça de divulgar os links nas suas redes sociais para aumentar o tráfego do seu site.

Para resumir, o marketing para clínica odontológica deve ser feito dentro das normas de ética da profissão para que seu consultório esteja bem posicionado na web e você crie um relacionamento com o seu potencial cliente.

Agora que você já está bem informado sobre publicidade para dentistas, conheça os serviços da Agência 638 de Marketing Digital para profissionais liberais e comece a investir em marketing de modo assertivo.