Saiba como profissionalizar o marketing para contabilidade

marketing para contabilidade

O marketing para contabilidade não se resume ao anúncio de jornal ou ao panfleto distribuído no centro da sua cidade em época de Declaração de Imposto de Renda.

Portanto, é preciso profissionalizar o marketing do seu escritório para ter mais visibilidade, fortalecer sua marca e demonstrar ao público B2B que o seu escritório tem credibilidade e sabe o que está fazendo.

Nesse sentido, acompanhe a leitura deste artigo e saiba porque é importante ter uma gestão profissional do marketing para contabilidade.

Veja como o marketing pode ser mais eficiente que as indicações

Como você já deve saber, quem trabalha com serviços tem mais dificuldade para prospectar clientes do que quem trabalha com produtos.

Isso porque o produto é visível, é concreto. Já o serviço precisa ainda mais da prova social (testemunhos e indicações) e do relacionamento entre o seu público e você.

No entanto, ficar dependendo de indicações reduz o seu campo de ação na hora de atrair novos clientes. Isso porque você fica nas mãos dos seus atuais clientes e tem, assim, pouca autonomia.

Porém, quem investe em marketing para contabilidade está à frente do processo de captação de novos clientes. Desse modo, você pode usar o marketing tradicional ou o marketing digital para mostrar seu valor.

Nesse sentido, veja o que diz o Código de Ética da profissão sobre publicidade de escritórios contábeis.

Confira como o Código de Ética permite a publicidade

Assim como a maioria das profissões, os contadores também são regulados por um conselho. Trata-se dos conselhos regional e federal de contabilidade, ou seja, o CRC e o CFC, respectivamente.

Dessa forma, o Código de Ética também estabelece as diretrizes de atuação dos contadores. E no que se refere à publicidade, o Código faz algumas restrições, como:

  • anunciar conteúdo que resulte na diminuição do colega (Artigo 3º, inciso I);  
  • divulgar expressões como “os preços mais baixos” (o Artigo 6º prevê a tabela de honorários);
  • lançar promoções que provoquem a concorrência desleal (Artigo 8º).

Portanto, é bom ressaltar que o marketing para contabilidade não pode ser usado para diminuir os demais colegas da profissão, causando uma concorrência desleal ou desvalorizando os serviços de outro escritório.

Além disso, também é importante lembrar que o escritório de contabilidade não pode fazer propagandas enganosas, como o fim do pagamento de impostos, a fim de aumentar a clientela.

Mas, de maneira geral, o Código de Ética do contador permite a publicidade. Sendo assim, qual é a melhor maneira de fazer a gestão do marketing para contabilidade? Veja mais detalhes a seguir.

Note como o Marketing de Conteúdo é eficaz na prospecção de clientes

Você já parou para pensar em como os seus concorrentes prospectam novos clientes? Muitos trabalham com marketing tradicional, outros com o networking em encontros empresariais, e outros ainda com o Marketing Digital.

Afinal de contas, a presença digital dos escritórios de contabilidade é algo inevitável. Entretanto, é preciso fazer isso de uma maneira profissional, até mesmo para não gerar um desgaste da imagem da sua marca.

Nesse sentido, trabalhe com site, redes sociais, blog, canal no YouTube, produza e-books sobre as principais dúvidas dos seus clientes com a prestação contábil e ainda mande e-mail marketing para a sua base de contatos.

Em resumo, dê uma cara profissional no seu marketing para contabilidade para passar uma imagem de exatidão, de confiança e de conhecimento técnico.

Para saber mais sobre como fazer essa divulgação, procure a Agência 683. Atendemos física e remotamente profissionais liberais de todos os segmentos.