Processo de vendas para profissional liberal: descubra os 4 passos

processo de vendas

O processo de vendas é o coração do seu departamento comercial. Seja ele formado apenas por você, como profissional liberal, ou por uma equipe de vendedores. Por isso, é importante concentrar seus esforços para desenvolver uma metologia que possa ser replicável, medida e escalável.

Mas o que tudo isso significa? Para entender o processo de vendas estruturado para profissionais liberais é preciso compreender que o método deve ser facilmente ensinado a um terceiro, ou seja, replicável, caso você aumente sua equipe de vendas.

Também é importante que a metodologia seja medida, pois assim se poderá fazer comparações, projetar um crescimento ou fazer ajustes. E, por último, o processo de vendas precisa ser escalável. Ou seja, se ele envolve X clientes neste mês, deve abranger 2 vezes X dentro dos próximos três meses, por exemplo.

Porém, muitos profissionais liberais não seguem a um processo de vendas porque acreditam que isso está mais ligado a empresas varejistas. Contudo, isso é um engano. Afinal, qualquer profissional que vende um serviço que é fruto do seu conhecimento pode ter um procedimento padrão para atrair novos clientes e manter os seus lucros.

Processo de vendas: principais etapas

Por isso, conheça os 4 passos essenciais do processo de vendas para profissionais liberais lendo este artigo.

1.Atrair

Assim como um lojista enfeita a vitrine da sua loja com roupas bonitas e iluminação chamativa, o profissional liberal deve “enfeitar a sua vitrine” nas redes sociais e nos meios digitais.

Desse modo, ele pode investir em ADS (sigla que designa a publicidade nas redes sociais) nos mecanismos de busca, como o Google, e nas redes sociais, bem como utilizar outras estratégias dentro do Marketing Digital.

2.Engajar

Se o primeiro passo é atrair, o segundo é engajar. Nessa etapa, o visitante do seu site, da sua página no Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter é incentivado a promover uma ação, como clicar em um link para baixar um livro digital, responder a uma enquete ou até mesmo compartilhar um post que achou interessante para os seus amigos. Assim, você cria empatia com o seu público e comeca a desenvolver um relacionamento.

3.Vender

Como o próprio nome diz, aqui acontece a primeira venda a esse cliente. Desse modo, é o momento em que o seu lead (pessoa interessada no seu produto ou serviço) se torna um cliente de fato. Aliás, esse momento é importantíssimo, pois é o primeiro passo para a fidelização.

4.Encantar

Nesse sentido, após cumprir as 3 etapas iniciais do seu processo de vendas, você tem a missão de encantar o seu cliente. Mas você deve estar se perguntando: como eu posso fazer isso? Através de alguns passos, como entregar o serviço no prazo, com qualidade e com algo que supere as expectativas do cliente.

Para concluir, ter um processo de vendas ativo tem reflexos positivos no dia a dia do seu escritório ou consultório. Isso porque ele otimiza o tempo, aumenta a produtividade da sua equipe e faz todos terem mais clareza do que fazer todos os dias quando chegam ao trabalho. Aliás, você pode cumprir essas 4 etapas mesmo se trabalhar sozinho, em home office ou no escritório.

Porém, se estiver tendo dificuldades para implantar este processo no seu negócio, você pode contar com uma ajuda profissional. A Agência 638 é voltada para soluções em Marketing Digital para profissionais liberais. Saiba mais acessando o site.