Descubra as principais ferramentas de vendas no Facebook

ferramentas de vendas no facebook

As ferramentas de vendas no Facebook estão disponíveis para pequenos, médios e grandes empresários que querem aproveitar a audiência da rede social para fazer negócios.

Portanto, a partir da criação de uma página comercial, o empreendedor tem à disposição loja virtual e plataforma de anúncios pagos que também podem ser rodados no Instagram.

Além disso, o Facebook oferece outros canais de relacionamento e de vendas com os seus clientes, como o botão do WhatsApp, o Facebook Messenger e a possibilidade de desenvolver o Marketing de Conteúdo.

Então, veja a seguir a primeira das ferramentas de vendas no Facebook, que é a loja virtual dos seus produtos e serviços.

Loja virtual

O Facebook Empresas tem a funcionalidade de loja virtual. Mas para isso é necessário que o profissional liberal crie uma página do seu negócio. Não vale, no entanto, perfil pessoal. Para ativar a função, siga os passos:

  • acesse Configurações;
  • vá em Modelos e Guias;
  • aceite os Termos e Políticas;
  • configure sua loja virtual, acrescentando produtos;
  • escolha como finalizar a compra, se diretamente pelo Facebook ou num site externo.

Nesse sentido, caso você venda uma quantidade pequena de produtos, é interessante que você gerencie suas vendas no próprio Facebook. Mas se vender uma quantidade grande de produtos, é indicado que você escolha uma plataforma de e-commerce.

Facebook Ads

O Facebook Ads é o sistema de gerenciamento de anúncios do Facebook e do Instagram. Através do Gerenciador de Anúncios, é possível criar anúncios patrocinados nas duas redes sociais. E, o melhor, de forma segmentada.

Sendo assim, é possível fazer a segmentação por localização, demografia, educação, interesses e muito mais.

Afinal, como você já deve saber, as publicações orgânicas (não pagas) atingem menos de 10% dos seus seguidores. No entanto, quando se trata de Facebook Ads, você aumenta a visilidade da sua empresa investindo um valor baixo se comparado a outras mídias.

Aproveite para conhecer o serviço de gerenciamento de Facebook Ads.

Marketing de Conteúdo

Contudo, além das ferramentas acima, um bom processo de vendas no Facebook inclui a estratégia de Marketing de Conteúdo.

Através dele, a sua marca se relacionada com o seu público, seja fazendo propaganda dos seus produtos ou serviços, seja postando conteúdo educativo e de entretenimento.

Nesse sentido, o mais indicado é postar 20% de propaganda sobre a sua marca e 80% de conteúdo complementar, como dicas, frases motivacionais, memes, enquetes, etc.

Muito embora o Marketing de Conteúdo não tenha o objetivo de vendas diretas, ele acaba inserindo o seu público no funil de marketing que pode culminar, por sua vez, na venda.

Se você é da área da terapia, aproveite para baixar este e-book sobre vendas.

Estatísticas

Acompanhe a seguir, portanto, algumas estatísticas referentes a 2016 sobre como o Facebook impacta nos negócios:

  • 2,41 bilhões de usuários ativos no mundo;
  • 54% mulher;
  • 46% homem;
  • 92% das empresas têm contas no Facebook;
  • 93% dos profissionais de marketing utilizam o Facebook em suas campanhas;
  • 83% das marcas buscam visibilidade on-line;
  • 72% das empresas publicam imagem e GIF;
  • 53% dos empreendedores usam posts do blog.

Para concluir, ferramentas de vendas no Facebook existem e estão à disposição de todo empreendedor. Mas é interessante usá-las de forma estratégica, levando-se em conta os objetivos da marca, sem deixar de aproveitar o que as redes sociais oferecem de melhor.

Por isso, se você tem interesse em profissionalizar o uso do Facebook para o seu negócio como profissional liberal, aproveite para conhecer as soluções da Agência 638.