Confira a importância do Marketing de Conteúdo para profissionais liberais

importância do marketing de conteúdo para profissionais liberais

A importância do Marketing de Conteúdo para profissionais liberais está na construção de um relacionamento entre a sua marca e o seu potencial cliente. Afinal de contas, contratamos profissionais que confiamos.

E essa confiança vem, muitas vezes, das provas sociais, do posicionamento e do conteúdo gerado na web pelos escritórios, consultórios e clínicas.

É fácil notar, por exemplo, que a maioria das empresas está nas redes sociais, manda e-mail marketing para a sua base de contatos, tem um blog bem posicionado e desenvolve outros conteúdos úteis para os seguidores.

Portanto, é possível perceber que a presença digital já se tornou uma obrigação por parte dos empreendedores. Mesmo assim, apesar de ser um consenso, é importante que a produção de conteúdo seja construída da forma mais adequada.

E a receita está justamente em conhecer a persona (representação do cliente ideal) e desenvolver um conteúdo que a atinja em todas as etapas do processo de venda, passando pela atração, engajamento, venda e encantamento (fidelização do cliente).

Compreenda, portanto, no próximo tópico, como  o profissional liberal pode desenvolver o Marketing de Conteúdo.

Veja o que é Marketing de Conteúdo e exemplos

Segundo a definição da Rock Content (empresa de Marketing Digital), o Marketing de Conteúdo é “uma estratégia de marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios”.

Portanto, o Marketing de Conteúdo está baseado na geração de conteúdo rico para o público do seu escritório ou consultório. Logo, ele não visa a venda direta, assim como ocorre num comercial de televisão.

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Sendo assim, engana-se quem pensa que o Marketing de Conteúdo é fruto da era da transformação digital. Isso porque em 1895 a empresa de máquinas agrícolas John Deere já trabalhava a estratégia. Na época, ela lançou a revista The Furrow, com temas ligados à agricultura, sem sequer anunciar nenhum trator.

Hoje passou-se do impresso para o digital, através de sites bem atrativos. Por consequência, com o advento da internet, o Marketing de Conteúdo ganhou mais força. Gigantes do mercado, como Vivo, Magazine Luiza e Samsung, desenvolvem estratégias de conteúdo focado no seu público.

Exemplos

Sendo assim, a maioria das empresas tem páginas nas redes sociais. Mas o Marketing de Conteúdo não é só isso. Veja a seguir o que pode constar do planejamento:

Dessa forma, como você pôde notar, a produção de conteúdo não para. Confira a seguir estatísticas interessantes sobre esta área do marketing.

Números sobre a importância do Marketing de Conteúdo

Profissionais liberais e empresas encontram no Marketing de Conteúdo uma forma de apresentar seus produtos e serviços de forma mais atraente, sem fazer uma venda direta, mas sim investindo no relacionamento com o seu cliente.

Nesse sentido, veja a seguir os resultados da pesquisa Content Trends, referente a 2017, sobre este tema:

  • 71% das empresas desenvolvem Marketing de Conteúdo;
  • empresas que adotam a estratégia têm 3,2 vezes mais leads (oportunidades de negócios);
  • 60,6% das empresas desejam aumentar o investimento na estratégia.

Em resumo, a importância do Marketing de Conteúdo para profissionais liberais reside no fato de os conselhos profissionais não permitirem a propaganda convencional, com venda direta. É o caso de médicos e advogados, por exemplo. Portanto, o Marketing de Conteúdo é a ferramenta mais recomendada.

Se você quer saber mais sobre isso funciona entre em contato com os atendentes da Agência 638, especialista em Marketing de Conteúdo para profissionais liberais.