Como o profissional liberal pode trabalhar o Marketing Digital?

profissional liberal

Será que o profissional liberal também pode trabalhar o Marketing Digital de forma eficiente? A resposta é sim! Porém, é preciso tomar alguns cuidados especiais, pois o marketing possui infinitas possibilidades, mas é necessário saber usar cada ferramenta.

Nesse sentido, não são apenas as empresas que podem se valer do Marketing Digital para alcançar bons resultados perante o seu público. Acima de tudo, os profissionais liberais também podem e devem desenvolver estratégias de Outbound Marketing e Marketing de Conteúdo para se relacionarem com sua persona (que é a personificação do seu público ideal).

Portanto, conheça neste artigo algumas definições de profissional liberal e profissional autônomo, bem como os produtos de marketing que podem ser trabalhados.

Profissional liberal e profissional autônomo é a mesma coisa?

Primeiramente, é interessante entender que o profissional liberal é um autônomo, mas o autônomo não é um profissional liberal. Ficou difícil, não é?

Mas, de modo mais geral, o profissional liberal é todo aquele profissional formado numa faculdade ou num curso técnico que pode trabalhar por conta própria, montando seu escritório ou consultório ou ainda trabalhando home office. Ele também pode trabalhar diretamente para uma empresa ou para um órgão governamental, registrado em carteira ou não.

Enquanto isso, o autônomo é um profissional de nível básico de formação que trabalha, sobretudo, por conta própria. Ou seja, não é contratado por nenhuma empresa em específico. É o caso do pedreiro, do pintor ou do artesão.

Sendo assim, o profissional liberal segue à regulamentação da sua profissão. Nesse sentido, o advogado atende às normativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o médico do CFM (Conselho Federal de Medicina), o engenheiro do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e assim por diante.

Quais canais o profissional liberal pode usar no Marketing Digital?

Como foi dito acima, os profissionais liberais seguem aos preceitos dos seus conselhos de classe. Sendo assim, é bom entender que o médico, o cirurgião dentista e o advogado, por exemplo, têm algumas restrições na hora de fazerem a publicidade do seu escritório ou consultório.

Contudo, é essencial lembrar que os profissionais não estão proibidos de fazer marketing, mas não podem, por exemplo, anunciar seus produtos num outdoor.

Nesse sentido, os profissionais, podem, por exemplo, investir em Marketing de Conteúdo, que é quando eles geram conteúdo para o seu público-alvo ou persona. Dessa forma, estes profissionais podem investir na criação de:

  • e-book;
  • blog;
  • redes sociais;
  • canal no YouTube;
  • webinars;
  • treinamentos e mentoria.

Contudo, não é apenas sair fazendo posts aleatórios na internet. Como consequência, é necessário contar com um planejamento estratégico que atinja a sua persona. Sobre isso, veja o nosso próximo tópico.

Por que é importante conhecer o público e gerar conteúdo para ele?

De maneira mais ampla, todos os negócios precisam conhecer as preferências da sua persona para criarem conteúdo e, assim, gerarem engajamento dentro do seu processo de vendas.

Afinal, quando o profissional liberal cria conteúdo voltado às dores do seu futuro cliente, a chance desse conteúdo gerar vendas é muito maior. Portanto, você deve colocar sua estratégia de Marketing Digital nas mãos de uma agência especializada.

Para concluir, o profissional liberal pode utilizar as estratégias de Marketing Digital para criar um relacionamento e gerar valor para o seu público.

Nesse sentido, a Agência 638 é especializada em Marketing Digital para profissionais liberais. Para conhecer melhor as soluções e a metodologia do processo de vendas, acesse nosso site.