Como ficar na primeira página do Google: dicas para profissionais liberais

como ficar na primeira página do google

Como ficar na primeira página do Google para quem é profissional liberal? Primeiramente é importante investir em Google Ads e em Marketing de Conteúdo. Saiba mais neste artigo.

Aparecer nos primeiros resultados de busca do Google aumenta as chances de fechar negócios. Isso porque pesquisas mostram que 90% das pessoas não vão para a segunda página de resultados.

Portanto, como dizem os especialistas em marketing, se você quer se esconder, fique na segunda página em diante. Mas, como profissional liberal, é essencial ter um site bem posicionado, não é mesmo?

Então, veja a seguir como isso funciona.

SEM: a estratégia certa de como ficar na primeira página do Google

É certo que existem outros buscadores, como o Bing e o Yahoo. Porém, o Google domina o mercado de mecanismos de busca na internet. Só para ter uma ideia, ele manteve 86,02% do mercado em abril de 2020.

Sendo assim, as estratégias de Marketing Digital se voltam para o Google. E entre as estratégias mais poderosas está o SEM, que em inglês significa Search Engine Marketing.

Na prática, portanto, o objetivo do SEM é colocar sites e páginas individuais nos primeiros lugares da página inicial de respostas.

O SEM, por sua vez, compreende duas estratégias: os links patrocinados, obtidos através do investimento em Google Ads, e a busca orgânica, que é a não paga.

E quando se fala em busca orgânica, logo se lembra de outra sigla muito comum no Marketing Digital, que é o SEO. Veja mais sobre ele a seguir.

SEO: desvendando os segredos da primeira página do Google

Como você viu acima, o SEO também é um sigla em inglês que significa Search Engine Optimization. Nesse sentido, ele é a otimização para mecanismos de busca.

Sua ação, dessa forma, consiste em trabalhar textos e imagens que são expostos no seu site e blog de forma que sejam priorizados pelo robô do Google na hora de apresentar os resultados assim que o usuário procura alguma coisa na internet, seja digitando um termo ou usando a pesquisa por voz.

Assim, como a imensa maioria das pessoas clica nos primeiros resultados, após o profissional liberal trabalhar bem o SEM e, mais especificamente, o SEO, ele terá mais visitantes no seu site e, consequentemente, terá mais clientes.

SAIBA MAIS: Se você atua na área de terapia, clique no link e baixe o e-book sobre como lotar a agenda.

Marketing de Conteúdo: como ter um blog otimizado

O robô do Google lê, principalmente, texto. Por isso, nada melhor que ter um blog otimizado em SEO para elevar seu site nos primeiros resultados do Google.

Para isso, portanto, é necessário ter uma estratégia na divulgação de artigos no seu blog de profissional liberal. Sendo assim, acompanhe algumas dicas:

  • não copie textos de outros sites, pois o Google pode penalizá-lo;
  • não divulgue os links do seu blog na caixa de comentários de blogs famosos;
  • produza um conteúdo voltado aos interesses do seu público;
  • use as palavras-chaves mais assertivas para o seu segmento;
  • utilize links internos (para levar o leitor para dentro do seu blog) e links externos (para mostrar que é um site amigável);
  • proporcione uma boa experiência ao visitante do seu blog.

Em resumo, para saber como ficar na primeira página do Google é preciso contar com uma assessoria especializada ou buscar conhecimento na área de SEO e SEM para o seu negócio ganhar mais destaque na web.

A Agência 638 é voltada para profissionais liberais que desejam aparecer na primeira página do Google, atendendo remotamente e fisicamente. Clique no nosso site e saiba mais.