Clínica psiquiátrica: como usar o Marketing Digital?

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Uma clínica psiquiátrica precisa, como qualquer outra empresa, de clientes. Porém, as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) restringem a publicidade de médicos. Sendo assim, é preciso investir em marketing de um modo diferenciado. Portanto, saiba mais detalhes neste post.

Há, de maneira geral, muitas maneiras de captar clientes. Contudo, quando se fala em clínica psiquiátrica é importante, em primeiro lugar, fazer o seu branding, ou seja, a gestão da marca.  

Sendo assim, nada melhor que o Marketing Digital. Afinal de contas, ele tem uma série de ferramentas que podem fortalecer a marca sem precisar fazer uma publicidade mais agressiva.

Nesse sentido, veja a seguir algumas características do mercado para médicos psiquiatras e como é possível aumentar o faturamento de uma clínica psiquiátrica.

Médicos psiquiátricas: veja como criar autoridade no seu nome

É possível dizer que existem pelo menos oito mil psiquiatras em atividade no Brasil. Só lembrando que a psiquiatria é uma das especialidades da medicina e que os profissionais liberais desta área são abrangidos pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Portanto, muitos desses médicos são reconhecidos na classe médica. Porém, quando se trata de captar clientes ainda são desconhecidos. Isso ocorre, por consequência, porque eles não trabalham o marketing de uma maneira geral.

Assim, sabemos que muitos médicos se tornaram referência em suas regiões por terem canal no YouTube, site, redes sociais movimentadas e blogs interativos.

Portanto, é o que se chama no marketing de criação de “autoridade”, ou seja, seu nome vira referência e, assim, você automaticamente atrai mais interessados à sua clínica psiquiátrica.

Clínica psiquiátrica: como fazer publicidade sem contrariar o CFM

Nesse sentido, as normas de publicidade médica para clínica psiquiátrica estão previstas na Resolução 1.974 publicada em 2011 pelo CFM. Basicamente, a norma visa proibir o “sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização” do trabalho médico.

Assim, a cartilha está no site da ABP e consiste numa importante ferramenta para psiquiatras e médicos de outras especialidades que não querem eliminar o marketing, mas sim atuar dentro das prerrogativas da profissão.

Assim, confira o que diz o artigo 1º da resolução:

Art. 1º Entender-se-á por anúncio, publicidade ou propaganda a comunicação ao público, por qualquer meio de divulgação, de atividade profissional de iniciativa, participação e/ou anuência do médico.”

Portanto, a mesma resolução considera que o médico psiquiatra pode divulgar informações relevantes ao público, especialmente de cunho educativo. Veja, nesse sentido, o que diz o artigo 8º:

Art. 8º O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.”

Sendo assim, dentro do Marketing Digital existe a modalidade de Marketing de Conteúdo que pode se encaixar precisamente na necessidade de publicidade de uma clínica psiquiatra.

Marketing de Conteúdo

Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo é uma parte importante do Inbound Marketing. Afinal, através dele é possível se relacionar com o seu cliente em potencial.

Assim, após educar o seu público-alvo ele estará mais propenso a procurar a sua clínica psiquiátrica quando for necessário ou indicá-la a um amigo.

Para concluir, é importante criar uma estratégica de marketing para divulgar a sua clínica psiquiátrica no sentido de fortalecer a marca e, ao mesmo tempo, melhorar o faturamento.

Portanto, para investir em marketing de um modo assertivo, conheça os serviços da Agência 638, que é voltada para o público de profissionais liberais.

Aproveite e deixe seu comentário comentando como você faz o marketing da sua clínica hoje.