Atuação do nutricionista em marketing: como fortalecer sua marca

atuação do nutricionista em marketing

Como deve ser a atuação do nutricionista em marketing? Será que o seu consultório deve contar apenas com indicações de clientes? Certamente, o investimento em Marketing Digital pode lhe dar mais autonomia e regularidade na captação de clientes.

Isso porque o Marketing Digital é a ferramenta mais usada hoje em dia por profissionais de saúde. Ainda mais que estamos vivendo um período em que os cuidados com a saúde estão mais evidenciados.

Nesse sentido, a preocupação com uma alimentação saudável e equilibrada faz as pessoas procurarem mais informações na internet sobre o tema. E e aí, portanto, que o seu consultório de nutricionista pode ganhar autoridade, fortalecendo sua marca e tornando-se uma referência.

Para mais detalhes, acompanhe a leitura deste artigo até o final.

Atuação do nutricionista em Marketing: começando pelo Código de Ética

Como nutricionista, você certamente é registrado no conselho regional e também segue as prerrogativas do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Por isso, antes de planejar seu marketing, é essencial ler o Código de Ética e de Conduta da sua profissão.

Basicamente, ele contém detalhes óbvios de atendimento ao paciente e normas de ética, mas é importante se certificar de que não está ferindo a norma para desenvolver seu marketing.

Portanto, veja alguns detalhes do Código de Ética dos nutricionistas:

  • Art. 55: conteúdos com embasamento técnico-científico e promoção da saúde, bem como educação alimentar e nutricional;
  • Art. 56: não usar o marketing como autopromoção ou com sensacionalismo;
  • Art. 58: não usar imagem corporal atribuindo o resultado a determinados produtos;
  • Art.64: não receber patrocínios de indústrias ligadas à nutrição.

Dessa forma, como você pôde notar, o CFN não proíbe a atuação do nutricionista em marketing, mas apenas ressalta a importância de ter uma postura ética em sua comunicação.

Nesse sentido, veja abaixo como fortalecer sua marca.

Nutricinista: como trabalhar seu branding

Como você já deve ter ouvido falar, o branding é a gestão de marca. Ou seja, é como você se posiciona no mercado. Mas você deve estar pensando: “sou profissional liberal e não uma grande rede de consultórios de nutricionistas para trabalhar o branding”. Porém, é engano seu.

Isso porque, independentemente do seu porte, você precisa deixar claro um posicionamento, com o seu propósito bem definido. Para isso, mesmo trabalhando sozinho, é importante que você defina sua missão, visão e valores.

A partir daí, você pode definir os canais a serem utilizados. Por isso, o Marketing de Conteúdo é a melhor estratégia. Através dele, você pode desenvolver seu conteúdo nas redes sociais, site, blog, entre outros.

Portanto, a mesma linguagem usada no seu site deve constar no seu blog. Logo, se você tem uma linguagem mais informal nas suas redes sociais, não deve usar somente termos técnicos no seu blog, por exemplo. Isso também vale para cores e logomarcas utilizadas.

Em resumo, a atuação do nutricionista em marketing deve seguir os parâmetros do Código de Ética e Conduta do CFN. Mas também é importante se preocupar com sua missão, visão e valores perante o mercado e o seu público.

E, então, como fazer isso de forma profissional? Afinal, você precisa se dedicar à sua área de atuação e, na maioria das vezes, não sobra tempo para alimentar suas redes sociais e site, não é mesmo? Por isso, conheça as soluções da Agência 638 clicando no link.