Acabei de virar terapeuta ocupacional. Como conseguir pacientes?

terapeuta ocupacional

Ser um terapeuta ocupacional exige uma série de providências após a formatura. Portanto, é preciso decidir se você vai trabalhar por conta própria ou mandar currículo para as empresas. Além disso, você deve avaliar se irá se especializar numa determinada área (como autismo ou idosos), ou ainda ter um perfil mais generalista.

O fato é que para o terapeuta ocupacional que vai abrir um consultório ou trabalhar num coworking é necessário ter um faturamento constante para bancar as despesas básicas, como aluguel, condomínio, água e luz.

Contudo, como garantir que haverá um fluxo interessante de pacientes? Por conta disso, muitos terapeutas ocupacionais investem em publicidade. Nesse sentido, saiba mais detalhes neste artigo de como o Inbound Marketing pode ser uma ótima ferramenta.

Não conheço o Inbound Marketing. Como ele funciona?

O Inbound Marketing (também conhecido como Marketing de Atração) é a ferramenta que visa converter o público interessado nos seus serviços em clientes fiéis. Portanto, ele vale para todos os segmentos da economia, principalmente para profissionais liberais.

Sendo assim, o Inbound Marketing utiliza alguns métodos para atingir o público. Dessa forma, um deles é o Marketing de Conteúdo. Assim, como o próprio nome diz, ele se traduz em geração de conteúdo para o seu potencial cliente.

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Logo, este conteúdo é representado por blogs, redes sociais, e-books, infográficos, canal no YouTube, lives, entre outros. Nesse sentido, o conteúdo é produzido com o intuito de levar o seu público (que no caso do marketing se chama persona) do topo do funil, que é a fase inicial  de atração, até o fim do funil, que é o momento da compra ou, no caso do terapeuta ocupacional, da assinatura do contrato.

Mas uma dúvida que impera é: como fazer Marketing de Conteúdo de um modo assertivo? Veja mais detalhes a seguir.

Quero desenvolver meu Marketing de Conteúdo. Como começar?

Como você viu acima, o Marketing de Conteúdo (que está dentro da estratégia de Inbound Marketing) é baseado no relacionamento entre você e a sua persona.

Portanto, para se relacionar é preciso conhecer. Desse modo, é necessário entender o perfil do seu futuro cliente. Uma pesquisa simples nas redes sociais, um formulário gratuito no Google ou uma pesquisa de campo já lhe ajuda a formar a sua persona. A partir daí, portanto, é só produzir conteúdo que possa ser interessante para a sua persona.

O terapeuta ocupacional é regulado pelo COFFITO. Há restrições de publicidade?

Só para complementar, o Brasil tem hoje 61 instituições de ensino superior que ofertam graduação de bacharelado em Terapia Ocupacional. Portanto, todos os profissionais que se formam são regulados pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

Assim, as normas de ética e boa conduta estão previstas na resolução nº 425/2013. Quando se refere à publicidade, portanto, a norma diz, em seu artigo 30, que: “é proibido substituir a titulação de terapeuta ocupacional por expressões genéricas tais como: terapeuta de mão, terapeuta funcional, terapeuta corporal, terapeuta holístico, entre outros”. Sendo assim, ela permite a publicidade, sem fazer maiores restrições.

Para concluir, é importante lembrar que o terapeuta ocupacional também precisa recorrer ao marketing para fortalecer seu nome, que é a sua própria marca.

Um das maneiras mais acertadas de fazer isso é contratando uma agência profissional. A Agência 638 é especializada no atendimento a profissionais liberais. Saiba mais clicando no site.