7 vantagens de ter um blog para atrair mais clientes para o seu negócio

vantagens de ter um blog

O blog faz parte da estratégia de Marketing de Conteúdo da maioria das empresas. E com os profissionais liberais não poderia ser diferente. Afinal de contas, as vantagens de ter um blog vão além da melhoria do posicionamento orgânico nas buscas do Google.

Não é à toa, portanto, que há milhares de blogs no ar na internet. Mas é bom entender que eles se dividem entre blogs pessoais e corporativos. Os blogs pessoais contêm conteúdos voltados aos projetos pessoais dos seus criadores, ao passo que o blog corporativo busca dar mais visibilidade à marca.

Por isso, veja a seguir as sete principais vantagens de ter um blog.

Do ranqueamento ao branded

Já se foi o tempo em que os profissionais liberais simplesmente prestavam seu serviço e não tinham mais relacionamento com o seu paciente/cliente.

Por isso, hoje em dia o advogado ou o médico precisa ter uma percepção positiva na sociedade para ser visto como uma autoridade no seu segmento.

Assim, ele estará trabalhando o seu branded, que é a gestão de marca. E ela não é exclusiva das grandes empresas, mas sim de qualquer empreendedor que deseja ser referência na área em que atua.

Sendo assim, veja os motivos que vão te convencer a ter um blog.

  1. melhoria do posicionamento orgânico no Google;
  2. criação de autoridade em torno da sua marca;
  3. captação de leads (possíveis oportunidades de negócio);
  4. novo canal de relacionamento com o seu público;
  5. geração de conteúdo educativo para o seu público;
  6. é mais barato que investir em Google Ads;
  7. aumenta o tráfego do seu site.

Mas o que é um blog, como ele se apresenta, qual é a sua diferença para um site e como ele surgiu? Sobre estes questionamentos, veja as considerações do próximo tópico.

Como surgiu o primeiro blog

Quando se fala em blog, quem não é muito familiarizado com o termo logo pensa nas blogueiras de moda ou de fofocas de artistas.

Contudo, o blog é uma plataforma que permite a divulgação de artigos (como este aqui), fotos, vídeos e infográficos que possam ser atraentes e úteis para o seu público.

Mas nem sempre foi assim. Inicialmente, ele tinha bem menos funcionalidades. Aliás, o primeiro blog da história surgiu em 1997 com Jorn Barger. Ele desenvolveu o Robot Wisdom com artigos informativos sobre vários temas.

Aos poucos, o blog se adaptou e virou um grande aliado das empresas e profissionais liberais. Sobre isso, veja mais detalhes a seguir.

Leitores do blog são atraídos ao site

Se você, como profissional liberal, tem um site, sabe que ele pode ser usado estrategicamente. Portanto, não basta ter um site bonito. É preciso, sobretudo, que ele gere tráfego e oportunidades de negócios.

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Nesse sentido, o blog é uma excelente ferramenta. A pesquisa Content Trends, de 2016, mostrou que 61,7% das empresas têm um blog atualizado hoje em dia. E o blog dessas empresas conseguiu aumentar em 3,7 vezes os acessos aos sites, em seções estratégicas para a conversão em vendas.

Mas é fundamental que o blog não fique “escondido” na web. Portanto, é indispensável que o profissional liberal trabalhe a divulgação do blog com algumas ações, como:

  • divulgar o link nas suas redes sociais (mais de uma vez, em dias e horários alternados);
  • patrocinar o post do link do blog para que ele tenha mais alcance;
  • divulgar o conteúdo no e-mail marketing e nos grupos de WhatsApp.

Em resumo, as vantagens de ter um blog atualizado e com conteúdo relevante para o seu público pode melhorar o faturamento do seu escritório ou clínica.

Sendo assim, confira o site da Agência 638 e veja as soluções em Marketing Digital para profissionais liberais. Se tiver alguma dúvida, fale com a gente.